terça-feira, 20 de outubro de 2009

Resumindo e concluindo

Como conclusão, foram 2300 km muito divertidos, bonitos e que valeram, acima de tudo, pela descoberta de novas coisas e pelo sorriso da minha Saneca.
Espanha tem coisas muito bonitas, locais fantásticos, mas falta-lhe algo. Talvez seja excesso de patriotismo, mas falta-lhe, saber o que é.
Falta-lhe aquele verdadeiro sentimento de saberem quem são. Senti que desejavam (imensamente) ser americanos, ser diferentes do resto da Europa, parece que querem ser mais do que aquilo que sentem que são, quando não tem que ser "mais" que nada, bastando apenas "ser". Sabem promover a sua cultura como ninguém, mas duvido que saibam, com exactidão, quem são.
Depois pormenores, a comida, a limpeza urbana, a simpatia (ou antipatia), a falta de vontade... enfim. Portugal não tem nada a menos, não tem nada que se queixar. De longe, pesando tudo, Portugal é mais visitável, mais amigável, mais bonito... é mais tudo, é nosso.

3 comentários:

sandra disse...

E, acima de tudo, em Portugal à sopinha. Muitas diferentes e todas (ou quase todas) muito boas. :)

sandra disse...

à = há! Erro grave e só agora é que vi! :(

genoveva disse...

sabes porque é que portugal é mais bonito que espanha? porque apesar de estar muito perto de espanha....portugal tem a melhor terra, a terra das amendoeiras: freixo de espada à cinta!