Nunca pensaram: «Ah, então mas porque é que é feriado municipal neste dia?» ou «Porque é que aquela terra tem feriado no dia tal?». Já? E acham que é por causa de um santo? Errado!
Então achavam porque a Igreja Católica se lembrava que determinada pessoa devia ter um dia só para si, vocês, habitantes de uma qualquer terra, não iam trabalhar nesse dia?
«Olha, amanhã é dia do Santo António, ninguém vem trabalhar.» Pff ingénuos! Agora por causa disso cerca de um milhão de pessoas, em Lisboa, não iam trabalhar? Só porque a Igreja dizia que era dia do Santinho. Se acham que é por causa disso, escusam de ficar de cu na cama no dia do santinho, porque têm que acordar cedo e ir à missa ouvir o padre falar do santinho.
Aqui, como somos bastante amigos do povo, vamos dizer o porquê de alguns feriados em Portugal - só digo as terras com que simpatizo. Se não disser a vossa é porque não gosto dela.
11 de Janeiro - Feriado em Óbidos. Feriado que comemora o primeiro campeonato do mundo de xadrez (que se verificou em 11 de Janeiro de 1886).
13 de Janeiro - Feriado no Cadaval, em Santa Marta de Penaguião, Viana do Alentejo e Vila Nova de Poiares. Feriado que celebra o facto de neste mesmo dia, em 1975, o CDS entregar, no Supremo Tribunal de Justiça, a documentação necessária à sua legalização.
18 de Fevereiro - Feriado em Valença do Minho. Feriado que celebra o facto de em 1979, neste dia, ter nevado no deserto do Saara.
19 de Março - Feriado em Santarém, Vizela, Torre de Moncorvo e na Póvoa de Lanhoso. Feriado que, obviamente, comemora o aniversário de Herman José (nascido em 19 de Março de 1954).
6 de Abril - Feriado em Fronteira, que comemora a fundação do Goiás Esporte Clube, em 1943.
12 de Maio - Feriado em Aveiro. Feriado que celebra a emancipação do município gaúcho Três Coroas (em 12 de Maio de 1959).
13 de Maio - Feriado em Vila Real de Santo António. Feriado que, OBVIAMENTE, comemora o nascimento de Javier Balboa, jogador do Benfica, nascido em 13 de Maio de 1985.
15 de Maio - Feriado nas Caldas da Rainha. Feriado que celebra o facto de neste dia, em 1536, Ana Bolena ter sido declarada culpada de adultério e incesto.
22 de Maio - Feriado em Leiria. Feriado que comemora a introdução do sistema métrico decimal na Noruega (1875).
23 de Maio - Feriado em Celorico da Beira e Portalegre, que, desde 2000, celebra o Dia Mundial da Tartaruga.
1 de Junho - Feriado em São Brás de Alportel. Celebra-se o facto de ser feriado em Palmela.
7 de Junho - Feriado em Oeiras. Comemoração do nascimento da actriz brasileira Flávia Alessandra (1974).
13 de Junho - Feriado em Lisboa (mais numa porrada de sítios que não gosto). Comemora-se o nascimento de Mary-Kate e Ashley Olsen, duas gémeas, actrizes norte-americanas, famosas pela participação na série Full House.
16 de Junho - Feriado em Espinho e Olhão. Feriados que comemoram a entrada em circulação do Metical - moeda de Moçambique.
24 de Junho - Feriado num montão de sítios. Dos quais: Porto, Braga, Guimarães, Alcácer do Sal, Castro Marim e Tavira. Dos outros concelhos, onde também é feriado neste dia, eu não gosto. Desgosto particularmente de Almada. É feriado porque se celebra o facto de, neste dia, em 1999, Quarteira ter sido elevada a cidade.
28 de Junho - Feriado no Barreiro. Comemora-se um motim, em Nova Iorque, que é considerado factor desencadeador da famosa "Marcha do Orgulho Gay".
29 de Junho - Feriado em Évora e Sintra (e noutros lugares que não gosto). Feriado que comemora o facto de, em 1996, ter sido registada a temperatura mais baixa de sempre no Brasil: - 17,8 Cº.
1 Julho - Feriado na Madeira. Aparentemente a ilha da Madeira celebra o aniversário do meu irmão com feriado.
4 de Julho - Feriado em Coimbra. Comemoração do dia do operador de telemarketing brasileiro.
26 de Julho - Feriado em Loures. Comemora a fundação do FBI.
4 de Agosto - Feriado em Peniche. Celebra-se o facto de, em 1984, Alto Volta ter mudado o nome para Burkina Faso.
20 de Agosto - Feriado em Albufeira que comemora o facto de ser feriado na Hungria. Hungria é o país favorito de todos os Albufeirenses.
21 de Agosto - Feriado no Funchal. Celebra o roubo do quadro da Mona Lisa, do Louvre, em 1911.
29 de Agosto - Feriado em Aljezur. Tira-se o dia para ir à praia.
3 de Setembro - Feriado em Silves. Recorda que, em 1938, Trotsky fundou a Quarta Internacional.
7 de Setembro - Feriado em Faro. Celebração do nascimento do futebolista brasileiro Rafinha.
8 de Setembro - Feriado em Lagoa. Comemoração de ter sido feriado, no dia anterior, em Faro.
11 de Setembro - Feriado na Amadora. Comemora o facto de ser feriado em Araripina (Brasil).
20 de Setembro - Feriado na Vila do Bispo. Celebração do dia do Engenheiro Químico.
21 de Setembro - Feriado em Viseu. Recordação da publicação original do livro "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien.
27 de Outubro - Feriado em Lagos. Comemoração do lançamento, em vídeo, do filme E. T. (1988).
19 de Novembro - Feriado na Trofa. Comemora-se o facto de, em 1807, Junot ter invadido Portugal.
11 de Dezembro - Feriado em Portimão. Embora não goste muito de Portimão, aqui vai: comemora-se o facto de, em 1995, Vera Fisher, actriz brasileira, ter sido acusada de agredir a babysitter do seu filho, com uma tesoura (das normais).
Quanto a todos os concelhos que se baldam ao trabalho no "dia da espiga"... desculpem lá, mas deviam arranjar uma desculpa melhor. "Dia da espiga"? Que é isso? Tiraram um dia para ir vender ervinhas para Lisboa? Pois, porque é o que acontece na quinta-feira de espiga. Olha, se vocês querem mesmo inventar uma, inventem a sexta-feira 13. Dizem: «Ah! Amanhã é feriado porque é sexta-feira 13 e tenho montes de azar nesse dia. Sou supersticioso.» Pronto, arranjavam uns dois feriaditos por ano e escusavam de passar a noite anterior à quinta-feira de espiga, de rabo para o ar a apanhar ervas para vender aos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário